sexta-feira, 27 de maio de 2011

Perfumes!

Tem algo que marque mais do que o cheiro da pessoa amada, o perfume de alguém que gostamos ou um aroma que nos lembre uma época? No post de hoje vamos falar sobre perfumes!

A palavra se origina do latim fumus, que significa fogo, fumaça, pois foi na descoberta do fogo que se percebeu que a queima de alguns arbustos e resinas emanavam um cheiro agradável. Os perfumes se enquadram nas chamadas famílias olfativas. Eles podem ser cítricos, florais aldeídos, fougère, chipre florais, orientais florais, couros secos, floral frutal e amadeirados. Essas famílias vão influenciar na fixação do perfume, que pode ser parfum (como são mais intensos, recomenda-se uso moderado; tem durabilidade de até 24h e para climas frios), eau de parfum (também intenso, possuem concentração de 10 a 20%, com fixação de até 12h), eau de cologne (mais suaves, têm fixação de até 5h) e a deo colônia (tem concentração baixa e fixação curta, de 2h a 4h).

Na hora de escolher o seu perfume, você deve considerar o clima de onde você vive. Em climas quentes como o nosso, as melhores opções são os perfumes menos intensos, amadeirados ou cítricos; já em climas quentes são recomendados aromas mais fortes. Também considere seu tipo de pele, as peles oleosas, por exemplo, fixam melhor o perfume.

Não é necessário passar o perfume em grandes quantidades, mas nos lugares mais quentes do corpo, como nos pulsos, parte interna do cotovelo, atrás das orelhas, mas nunca o esfregue nos pulsos, pois você pode estragar o aroma.

Existem alguns perfumes que ultrapassam as famílias olfativas, climas e tendências. Aliás, são eles que criam as tendências e marcam época, tornando-se atemporais. Alguns desses desejados clássicos são o Chanel Nº 5, CK One, Opium, Azzaro, Angel, de Thierry Mugler, Tresor, de Lancôme, J’Adore e Poison, de Dior, Polo, de Ralph Lauren, Anaïs Anaïs, da Cacharel e Coll Water, de Davidoff.

Qual o perfume favorito de vocês?

Para escrever este post, retiramos algumas informações do blog Perfumolatras.

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